top of page

A tecnologia é fator inclusivo na sociedade atual e, em razão disso, essas temáticas propõem desenvolver, nos alunos e nos educadores, habilidades e competências para lidar com os recursos tecnológicos que encontram na vida cotidiana, e capacidades de discutir crítica e reflexivamente os seus usos e as competências políticas, sociais, culturais e econômicas.

O objetivo do trabalho é oferecer recursos e estratégias que viabilizem a inclusão digital de alunos e educadores na realidade atual, a comunicação entre as pessoas de diferentes lugares do mundo e democratizando o acesso às informações por meio da utilização das multimídias.

 

 Proposta Curricular - Tecnologia da Informação e Comunicação vol. II /2007

APRENDIZAGEM CRIATIVA

O mundo está a cada dia mais transformado pelas inovações tecnológicas e pela celeridade da informação. Com isso, as crianças e jovens estão mais curiosos, questionadores e já não se contentam em aprender pelos métodos convencionais da escola.

A aprendizagem criativa é uma forma de estimular práticas pedagógicas mais dinâmicas e voltadas para o desenvolvimento do conhecimento de forma mais abrangente, permitindo que o aluno seja também responsável pelo que aprende.

É uma tendência pedagógica que coloca o estudante no centro do aprendizado, incentivando sua participação ativa na resolução de problemas, o que o ajuda a construir pensamentos e conhecimentos de forma prática.

É uma metodologia desenvolvida pelo professor de pesquisa e aprendizado Mitchel Resnick e pelo educador Seymour Papert, sustentada por 4 pilares — projetos, parcerias, paixão e pensar brincando e compartilhando.

A ideia é que sob a orientação desses quatro pilares seja possível a criação, o teste, o erro e a construção do conhecimento em episódios reais nos quais o aprendizado ativo encoraje os alunos a encontrarem soluções efetivas para os problemas apresentados.

Espiral_Criativa_RBAC_2x_0.png
bottom of page